Obama enfatiza apoio a governo democraticamente eleito da Turquia

Obama enfatiza apoio a governo democraticamente eleito da Turquia

Presidente se pronunciou em nota sobre golpe militar que se desenvolve no país

Correio do Povo

Presidente conversou por telefone com o secretário de Estado John Kerry

publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enfatizou ao Secretário de Estados John Kerry que deve ser dado apoio de todas as partes ao governo democraticamente eleito na Turquia. O secretário salientou que o departamento seguirá trabalhando na segurança dos cidadão americanos que estão em solo turco.

A Casa Branca seguirá sendo informada ao longo do desenrolar dos eventos. Ainda não há previsão de um pronunciamento oficial do presidente.

Parte do exército turco informou nesta sexta-feira ter tomado o poder, o que o primeiro-ministro, Binali Yildirim, qualificou de um ato ilegal. "O poder no país foi tomado em sua integralidade", destacou um comunicado militar lido na emissora NTV, sem dar maiores detalhes. O site do exército não estava disponível no momento do anúncio.

"O general Hulusi Akar, chefe do estado maior do exército, é mantido refém pelos militares golpistas, que tentam um levante", noticiou a agência pró-governamental Anatolia. O secretário de Estado americano, John Kerry, que está em Moscou, onde negocia os termos de uma possível trégua na Síria, disse esperar que a paz e a "continuidade" reinem na Turquia.

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895