Mundo

Obama ordena corte de 85 bilhões de dólares no orçamento

Presidente dos Estados Unidos responsabilizou republicanos pelas restrições

Presidente dos Estados Unidos responsabilizou republicanos pelas restrições
Presidente dos Estados Unidos responsabilizou republicanos pelas restrições Foto : Saul Loeb/AFP/CP
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, determinou na noite dessa sexta-feira um corte de 85 bilhões de dólares no orçamento federal, algo que poderá retardar a recuperação da economia americana e afetar o emprego no país.

Após responsabilizar os republicanos pela entrada em vigor dos cortes compulsórios no orçamento, Obama cumpriu com a obrigação legal de reduzir os gastos domésticos e de defesa, diante do fracasso nos esforços para se obter um acordo suprapartidário sobre a redução do déficit fiscal.

O corte de 85 bilhões de dólares sobre o atual exercício fiscal, que se encerra no dia 30 de setembro, prevê uma redução de 8% no orçamento da Defesa e de 5% em outros setores da administração federal, o que provocará a interrupção dos serviços públicos, tendo em conta a necessidade de se adotar licenças sem pagamento para milhares de funcionários.

Mais cedo nesta sexta-feira, Obama descreveu o corte como "estúpido", alegando que provocará desemprego e terá um impacto negativo sobre a economia americana, e acusou seus adversários republicanos pela situação.

"Diante da ausência de uma decisão do presidente (republicano) da Câmara de Representantes, John Boehner, e de outros legisladores para colocar os interesses das famílias de classe média acima dos interesses políticos, os cortes entrarão em vigor", lamentou Obama.

Desde 2011, quando os conservadores assumiram o controle de parte do Legislativo, Obama e seus adversários republicanos discutem uma forma de equilibrar as contas públicas diante da alta vertiginosa da dívida na primeira economia mundial, que já atinge os 16 trilhões de dólares.



Bookmark and Share