Mundo

Obama pede cooperação contra terrorismo após ataques na Noruega

Polícia confirma 11 mortes em atentados na sede do governo e em comício na capital

Obama pede cooperação contra terrorismo após ataques na Noruega
Obama pede cooperação contra terrorismo após ataques na Noruega Foto : Jewel Samad/AFP/CP
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou condolências à Noruega depois dos ataques que deixaram pelo menos 11 mortos e dezenas de feridos na capital Oslo. "Os ataques são um lembrete de que toda a comunidade internacional tem o papel de prevenir este tipo de terror", avaliou Obama, sobre a explosão na sede do governo norueguês e o ataque a tiros em comício a favor do primeiro-ministro, Jens Stoltenberg, na periferia de Oslo.

"Temos que trabalhar juntos de forma cooperativa na inteligência e em termos de prevenção deste tipo de ataques horríveis", analisou o presidente americano. Ele visitou Oslo em 2009 para receber o prêmio Nobel da Paz e relembrou com carinho a recepção que teve no país.

O porta-voz do departamento de Estado, Heide Bronke Fulton, classificou os ataques de "desprezíveis" e disse que a embaixada em Oslo pediu para que todos os cidadãos americanos evitem o centro da capital norueguesa. "Os Estados Unidos ofereceram ajuda às autoridades norueguesas, mas não foram formuladas solicitações concretas até agora", afirmou Fulton.

A quantidade de mortos deve subir nas próximas horas, conforme a polícia identifica vítimas na periferia. Um policial confirmou à rede de TV pública NKR que já tinha registrado 10 vítimas fatais e oito pessoas com ferimentos graves. Equipes de resgate, que sobrevoaram a área, apontam "dezenas" de corpos na água. Elas teriam se jogado no mar para tentar escapar das rajadas do atirador.

Bookmark and Share