Obama promete encontrar autores do atentado em Boston

Obama promete encontrar autores do atentado em Boston

Presidente dos EUA participou de cerimônia de homenagem às vítimas

AFP

Presidente dos EUA participou de cerimônia de homenagem às vítimas

publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu nesta quinta levar à Justiça os responsáveis pelo atentado na maratona de Boston. "Vamos a encontrá-los", advertiu em cerimônia de homenagem às vítimas na catedral da Santa Cruz. Cerca de 2 mil pessoas fizeram fila desde cedo para acompanhar o evento. "Podemos estar momentaneamente desestabilizados, mas nos ergueremos. Seguiremos adiante", acrecentou. "Se eles pensaram em nos intimidar, nos aterrorizar, então está bem claro agora que eles escolheram a cidade errada para fazer isso", acrescentou. A mensagem de Obama foi recebeu uma ovação maciça dos presentes na cerimônia.

O presidente recordou que Boston é conhecida por ter aberto "seu coração ao mundo", recebendo sucessivas ondas de imigrantes, assim como estudantes de diferentes cantos do planeta em suas prestigiosas universidades. "Cada um de nós foi atingido pelo ataque a esta querida cidade", insistiu o presidente, que definiu Boston como um dos locais "mais icônicos" dos Estados Unidos.

Antes de Obama, outro dos oradores do serviço interreligioso, o arcebispo de Boston, o cardeal Sean Patrick O'Malley, pediu para que os habitantes não "deixem serem vencidos pela maldade, mas combatam a maldade com a bondade". O atual governador de Massachusetts, o democrata Deval Patrick, destacou o esforço dos bombeiros, policiais, socorristas e voluntários após as duas explosões, assim como aqueles que doaram sangue e ajuda financeira. "Estamos organizados em torno de um punhado de ideias cívicas e devemos defendê-las", insistiu sob aplausos.

Três mortos e mais de 180 feridos

As explosões causaram três mortes e deixaram mais de 180 pessoas feridas na última segunda. A maioria dos 23 mil participantes da maratona já tinha cruzado a linha de chegada quando as bombas detonaram. O atentado deixou em alerta outras cidades americanas, como Nova Iorque, Los Angeles e São Francisco, onde as medidas de segurança foram reforçadas.

Nessa quarta, o jornal Boston Globe indicou que as autoridades têm uma imagem do possível autor do crime carregando uma bolsa preta no local da explosão da segunda bomba.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895