Mundo

Obama promete iniciativa diplomática para resolver crise nuclear iraniana

Presidente americana reiterou que está aberto a compromisso sobre "abismo fiscal"

Obama promete iniciativa diplomática para resolver crise nuclear iraniana
Obama promete iniciativa diplomática para resolver crise nuclear iraniana Foto : Mandel Ngan / AFP / CP
O presidente Barack Obama prometeu nesta quarta-feira lançar uma nova iniciativa diplomática para resolver a persistente crise em torno do controverso programa nuclear do Irã, afirmando que ainda há uma "janela de tempo" para resolver esta questão. "Vou pressionar nos próximos meses para podemos iniciar um diálogo entre o Irã e não apenas nós, e sim toda a comunidade internacional, para ver se resolvemos isso", disse Obama em sua primeira entrevista coletiva à imprensa na Casa Branca depois de sua reeleição.

"Não vamos deixar que o Irã tenha uma arma nuclear. Mas acredito que ainda existe uma janela de tempo para resolver isto diplomaticamente", ressaltou o mandatário. "Não posso prometer que o Irã participará. Mas esta seria a opção preferível", acrescentou. As potências ocidentais acusam o Irã de tentar produzir uma arma nuclear, algo que é rejeitado por Teerã, que insiste que seu programa nuclear tem fins pacíficos.

Presidente reiterou que está aberto a compromisso sobre "abismo fiscal"


O presidente americano reiterou que está disposto a trabalhar junto com a oposição republicana em torno de um plano para evitar o "abismo fiscal", e que espera obter um acordo para reduzir o déficit antes de 1º de janeiro. Obama manifestou o seu desejo de chegar a "um acordo importante" e "completo" com os republicanos, majoritários na Câmara dos Representantes e minoritários no Senado.

Ele ressaltou o seu desejo de chegar a uma solução em matéria fiscal, mas alertou que ainda quer pôr fim às exonerações fiscais que beneficiam os mais ricos – estabelecidas por seu antecessor republicano George Bush – e que esse ponto deve estar no acordo. "Estamos diante de um prazo que requer que tomemos grandes decisões sobre emprego, impostos e déficit antes do final do ano (...). Como eu havia dito anteriormente, estou aberto a um acordo e a (ouvir) novas ideias", disse o mandatário.

Para o presidente e o Congresso, trata-se de evitar o "abismo orçamentário", ou seja, a entrada em vigor automática de cortes nas despesas públicas e de aumentos de impostos para todas as famílias no início de 2013, consequência – potencialmente ruim para a retomada econômica – da expiração de medidas temporárias.

Bookmark and Share