Obama se reúne com aliados de Putin na Europa

Obama se reúne com aliados de Putin na Europa

Em reunião de última hora, presidente conversou com Nursultan Nazarbayev, do Cazaquestão

AE

Em reunião de última hora, Obama conversou com presidente do Cazaquestão

publicidade

Com a maioria dos esforços diplomáticos focados na Ucrânia, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reuniu nesta terça-feira com aliados do presidente russo Vladimir Putin. Em um ajuste de última hora na agenda, Obama conversou com o presidente da Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, na embaixada norte-americana na Holanda.

A Casa Branca disse que os dois presidentes não discutiram a situação da Ucrânia, mas focaram em uma possível cooperação bilateral sobre energia e segurança nuclear. Mesmo negando qualquer conversa sobre a crise no leste europeu, o Cazaquistão pode ser uma peça-chave dos EUA em uma possível aproximação dos russos, pois faz parte de um bloco econômico liderado por Moscou.

O Cazaquistão é o segundo maior país em termos territoriais e econômicos surgidos após o fim da União Soviética. Nas últimas duas décadas no poder, Nazarbayev tem relações positivas tanto com a Rússia como com Moscou. Os recursos energéticos do país e sua boa economia garantiram certa independência da Rússia. Tanto Obama como Putin já contataram o presidente cazaquistanês para discutir a situação da Crimeia. O presidente norte-americano falou com o Nazarbayev no dia 10 de março, mas ele refutou em tomar partido na questão.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895