Obama se reunirá com conselheiros de inteligência por incidente coreano

Obama se reunirá com conselheiros de inteligência por incidente coreano

Casa Branca condenou o ataque da Coreia do Norte

AFP

Obama se reunirá com conselheiros de inteligência por incidente coreano

publicidade

O presidente Barack Obama deve receber nesta terça de seus conselheiros de inteligência um novo relatório sobre a crise provocada pelos disparos de artilharia da Coreia do Norte contra uma ilha da Coreia do Sul. Obama foi acordado durante a madrugada para ser informado sobre o incidente.

A Casa Branca declarou nesta terça-feira que "condena energicamente" o ataque da Coreia do Norte. "Hoje mais cedo a Coreia do Norte realizou um ataque de artilharia contra a ilha sul-coreana de Yenpyeong. Estamos em contato direto e contínuo com nossos aliados sul-coreanos", afirma o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, em um comunicado. "Os Estados Unidos condenam energicamente este ataque e apelam à Coreia do Norte que suspenda sua ação beligerante e cumpra integralmente os termos do Acordo de Armistício", acrescenta o texto.

A Coreia do Norte disparou nesta terça-feira quase 50 peças de artilharia contra uma ilha sul-coreana, matando dois soldados e deixando outras 18 pessoas feridas, além de provocar uma resposta imediata da Coreia do Sul e um aumento da tensão após a revelação de um novo programa de enriquecimento de urânio de Pyongyang.

Os disparos foram executados dois dias depois que um cientista americano revelou a existência de um novo programa de enriquecimento de urânio na Coreia do Norte, o que aumentou a tensão e a preocupação de Washington e de seus aliados.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895