Mundo

Obama visita Alabama: "Nunca vi tamanha devastação"

Após tornados que mataram mais de 300, aumenta o medo de saques

Obama visita Alabama: Nunca vi tamanha devastação
Obama visita Alabama: Nunca vi tamanha devastação Foto : AFP
O presidente americano, Barack Obama, visitou nesta sexta-feira o Alabama, para se reunir com moradores e constatar os estragos causados pela passagem de uma série de tornados, que transformaram bairros em ruínas, gerando o medo de saques. "Devo dizer que nunca vi tamanha devastação", afirmou Obama, em visita a Tuscaloosa, cidade de 90 mil habitantes no oeste do Alabama, onde alguns bairros foram quase apagados do mapa pelos tornados mais violentos nos Estados Unidos em quase 40 anos.

"Isso parte o nosso coração, acabamos de conversar com moradores que tiveram a sorte de sair vivos, mas que perderam tudo", disse Obama durante uma breve entrevista coletiva à imprensa, com sua esposa Michelle ao lado.
"Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar na reconstrução", prometeu, diante do governador do Alabama, Robert Bentley.

Aos 303 mortos em consequência dos tornados somam-se em nível nacional 10 mortes causadas por inundações depois que as tempestades começaram no dia 22 de abril no centro e no sudeste do país. O Alabama é de longe o Estado mais afetado, com 210 mortos, mais de 1,7 mil feridos e cerca de 1 milhão de pessoas sem energia elétrica, e Tuscaloosa registrou as áreas mais atingidas.

Moradores temem saques

"Nunca poderia imaginar que um tornado pudesse ocasionar uma destruição como esta em uma cidade", disse a moradora Rose Livingston, enquanto seus filhos carregavam seu carro com sacos de biscoito, latas de refrigerante, garrafas de vinho e congelados que a família conseguiu salvar de sua pequena lanchonete, destruída pela tempestade. "Não posso deixar o lugar assim. Vou dormir aqui até que tenhamos levado tudo", disse.

Como ela, Thomas Higgins teme saques e instala placas de madeira para substituir as paredes de sua casa, destruída em poucos segundos. "Preciso conseguir fechar a casa de uma forma ou de outra. Tenho coisas bonitas e objetos valiosos aqui dentro e quero protegê-los. Todo mundo sabe o que acontece à noite nesses casos, se não cuidarmos da casa", disse.

Para muitos, esta situação traz à mente lembranças dos saques ocorridos após a passagem do furacão Katrina por Nova Orleans em 2005. O governador prometeu que reforçará a segurança em Tuscaloosa e pediu ao governo federal que aumente a presença da Guarda Nacional.

Porém, alguns não têm mais nada a perder, como Macolee Muhammad. "Um tornado passou bem acima de minha casa. Tentei sair, mas o vento sacudia a porta do banheiro tão fortemente que tive de me agarrar e ficar lá dentro", contou à CNN. "Todas as minhas fotos se foram, tudo o que minha mãe tinha me dado. Tudo voou, tudo. Não tenho mais nada".

Outros Estados também foram muito castigados: os tornados deixaram 34 mortos no Tennessee, 33 no Mississippi, 15 na Géorgia, seis no Arkansas e cinco na Virgínia. Foi uma das ocorrências mais violentas nos último anos nos Estados Unidos: a cidade de Smithville, no Mississippi, foi atingida por um violento tornado de categoria F5, raramente registrado e caracterizado por ventos que chegam a 330 km/h.

O recorde do maior número de tornados registrados durante um período de 24 horas era de 1974, com 148. Na quarta-feira, houve mais de 160, mas esse número não foi confirmado. Se o registro de mortes nesta semana aumentar, poderá superar o do gigantesco tornado de 1925, que deixou 747 mortos.

Bookmark and Share