OMS prevê rápido controle da epidemia de ebola na RDC

OMS prevê rápido controle da epidemia de ebola na RDC

País enfrenta oitava epidemia desde descoberta do vírus

AFP

OMS prevê rápido controle da epidemia de ebola na RDC

publicidade

A epidemia de ebola anunciada nessa sexta-feira pelas autoridades de Kinshasa no nordeste da República Democrática do Congo (RDC) deve ser controlada "rapidamente", declarou neste sábado uma alta funcionária da Organização Mundial de Saúde (OMS).

"Espero que possamos controlar muito rapidamente essa epidemia", declarou Matshidiso Moeti, diretora da OMS para África, a jornalistas ao fim de uma reunião com o ministro da Saúde do Congo, Oly Ilunga, na capital Kinshasa. Essa é a oitava epidemia de ebola enfrentada pelo país desde a descoberta do vírus em seu território, em 1976. "Foram tomadas medidas com o governador (da província de Baixo Uelé) para mobilizar o sistema de saúde, mobilizar as equipes" e lutar contra a enfermidade no local, acrescentou. "Estamos dispostos a mobilizar nossos especialistas para a atendam a RDC".

A epidemia foi declarada em um área da província de Baixo Uelé. Segundo fontes humanitárias, trata-se de uma área de difícil acesso, o que complicaria a propagação dessa febre hemorrágica altamente contagiosa, embora o fornecimento de materiais, medicamentos e equipes também não pareça fácil. Na sexta-feira, foram detectados nove casos suspeitos e três das pessoas afetadas morreram, segundo a OMS.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895