Mundo

Onda de calor mata 15 pessoas no Japão

Mais de 8,5 mil precisaram ser hospitalizados no país

Onda de calor mata 15 pessoas no Japão
Onda de calor mata 15 pessoas no Japão Foto : Yoshikazu Tsuno / AFP / CP
A onda de forte calor que atinge atualmente o Japão deixou 15 mortos, enquanto 8.580 pessoas precisaram ser hospitalizadas na semana passada, 193 delas em estado grave, anunciou nesta terça-feira a Agência de desastres japonesa.

Segundo os números divulgados, que consideram apenas as pessoas que precisaram ser levadas de ambulância, em 44,4% dos casos trata-se de pessoas idosas, categoria que integra um quarto da população do país.

Na semana anterior, 3.179 pessoas chamaram os serviços de emergência e três faleceram. Todos os anos milhares de japoneses são vítimas do forte calor, com temperaturas que às vezes superam os 35ºC na sombra.

Os locais públicos e as casas costumam contar com aparelhos de ar-condicionado, mas algumas pessoas idosas são reticentes ao seu uso ou não sabem manejá-los, e acabam se desidratando.

Bookmark and Share