Mundo

Operários de Fukushima são internados por radiação

Trabalhadores estavam envolvidos no resfriamento do reator 3

Operários de Fukushima são internados por radiação
Operários de Fukushima são internados por radiação Foto : Jiji Press / AFP / CP
Dois trabalhadores envolvidos no resfriamento do reator 3 da usina central nuclear de Daiichi, em Fukushima, no Nordeste do Japão, afetada no dia 11 por um terremoto e tsunami, foram hospitalizados nesta quinta-feira, depois de terem sido expostos à radiação, informou a Agência de Segurança Nuclear do Japão.

• Leia mais notícias sobre o Japão

Um terceiro trabalhador, apesar de receber carga radioativa, não teve se ser levado ao hospital. Os operários receberam radiações entre 170 e 180 milisievert. Os trabalhadores eram terceirizados da empresa TEPCO, companhia que opera a usina.

Fumio Matsuda, um porta-voz da Agência de Segurança Nuclear japonesa, disse que os operários foram expostos aos elementos radioativos enquanto estavam envolvidos nas operações para religar os cabos de energia elétrica no prédio do reator 3 da usina de Daiichi. As informações são da Associated Press. 

Japão retoma operações para resfriar reator 3

Os operários retomaram nesta quinta-feira as operações para tentar baixar a temperatura no reator 3 da central nuclear de Fukushima 1, interrompidas na véspera após a emanação de fumaça negra do prédio, informou a Agência de Segurança Nuclear japonesa.

Segundo a Agência, que não explicou a origem do incidente, a fumaça parou de sair do reator 3, aquele que mais preocupa as autoridades e que já sofreu maiores danos desde o tsunami de 11 de março que atingiu o complexo de Fukushima.

Os bombeiros voltaram a jogar água no reator para resfriar o combustível nuclear e impedir que entre em fusão, explicou um responsável da agência. Os técnicos da operadora de Fukushima, a Tokyo Electric Power (TEPCO), tentam ligar a bomba d'água do reator 3 para reduzir sua temperatura.

Bookmark and Share