Mundo

Otan destrói 25 tanques líbios perto de Ajdabiya e Misrata

Situação é desesperadora, segundo porta-voz da Aliança Atlântica

Situação em Ajdabiya é desesperadora, segundo porta-voz da Aliança Atlântica
Situação em Ajdabiya é desesperadora, segundo porta-voz da Aliança Atlântica Foto : Odd Andersen / AFP / CP
Aviões da Otan (aliança militar ocidental) destruíram 25 tanques de tropas leais a Muammar Kadhafi. Onze deles foram destruídos em uma estrada perto da cidade de Ajdabiya (leste da Líbia) e 14 próximos à Misrata (oeste), afirmou neste domingo o general Charles Bouchard, comandante da operação da Aliança Atlântica. "A situação em Ajdabiya e em particular em Misrata é desesperadora para os líbios, que têm sido brutalmente bombardeados pelo regime", disse o general em comunicado.

Pouco antes, um responsável da Otan que falava sob anonimato tinha afirmado que "a situação em Ajdabiya é desesperada e que as forças de Kadhafi têm atacado a cidade com armas pesadas".

Misrata, a terceira cidade mais importante da Líbia, está cercada por forças leais a Kadhafi há mais de um mês. Na sexta-feira e no sábado, a Otan já tinha destruído 15 tanques das tropas do líder líbio próximo à cidade.

A Otan assumiu o comando das operações aéreas na Líbia no dia 31 de março em substituição aos Estados Unidos, mas, nos últimos dias, os rebeldes têm criticado a aliança, acusando-a de não fazer o suficiente para proteger a população de Misrata.

Bookmark and Share