Otan discutirá adesão da Ucrânia em julho na cúpula da Lituânia

Otan discutirá adesão da Ucrânia em julho na cúpula da Lituânia

Secretário-geral da entidade esteve com o presidente ucraniano Zelensky e garantiu apoio militar ao país atacado pela Rússia

AFP

publicidade

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse nesta quinta-feira (20) em Kiev que a prioridade é a vitória militar da Ucrânia sobre a Rússia e que a questão da adesão da Ucrânia à Aliança será discutida na cúpula de julho na Lituânia.

"O futuro da Ucrânia está na família euro-atlântica, o futuro da Ucrânia está na Otan. Ao mesmo tempo, o principal objetivo da Aliança, dos aliados, é garantir que a Ucrânia vença", disse Stoltenberg, junto com o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky.

Zelensky insistiu a Otan a convidar seu país a se juntar à aliança e pediu ajuda para "superar a relutância" dos aliados em fornecer a Kiev armas cruciais para combater a Rússia.

"Chegou a hora" de a Otan convidar a Ucrânia, disse Zelensky a Stoltenberg, pedindo-lhe que ajude a "superar a relutância dos nossos parceiros com a entrega" de armas de "longo alcance, aviação moderna, artilharia e veículos blindados".

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895