Mundo

Otan pede desculpas pela morte de civis no Afeganistão

Operação que matou 14 pessoas ocorreu no último sábado, no Sul do país

Otan pede desculpas pela morte de civis no Afeganistão
Otan pede desculpas pela morte de civis no Afeganistão Foto : Karimi Aref / AFP
A força da Otan no Afeganistão apresentou nesta segunda-feira um pedido de desculpas pela morte de civis em um ataque no sábado no Sul do país, depois que o presidente Hamid Karzai criticou o "assassinato" de 14 pessoas.

"Em nome da coalizão, do comandante da Isaf, o general (David) Petraeus, apresenta as mais sinceras desculpas pelos civis mortos durante o incidente do distrito de Nowzad, na província de Helmand, ocorrido em 28 de maio", afirma o general John Toolan, comandante da região sudoeste, em um comunicado.

Segundo as autoridades provinciais, 14 civis, incluindo 10 crianças e duas mulheres, morreram vítimas dos foguetes disparados contra duas casas por helicópteros da Otan que apoiavam uma posição da Aliança atacada pelos insurgentes.

No domingo, em um comunicado, o presidente Karzai destacou um "grave erro" e mencionou um "assassinato". Também fez uma "última advertência às tropas e autoridades americanas" ao exigir o fim das operações "unilaterais".


Bookmark and Share