Otan pede que Rússia "demonstre responsabilidade" na Síria

Otan pede que Rússia "demonstre responsabilidade" na Síria

Secretário-geral da Aliança, Jens Stoltenberg, quer apoio ao processo iniciado pela ONU

AFP

Secretário-geral da Aliança, Jens Stoltenberg, quer apoio ao processo iniciado pela ONU

publicidade

A Otan "pediu que a Rússia demonstre responsabilidade" no conflito na Síria, declarou neste sábado o secretário-geral da Aliança, Jens Stoltenberg, depois de uma reunião em Bruxelas com os embaixadores dos 29 países-membros da Organização.

"Os Aliados chamam todos os que apoiam o regime sírio, em particular a Rússia, a demonstrar responsabilidade e fazer com que o regime sírio participe de maneira construtiva no processo de Genebra impulsionado pela ONU", disse Stoltenberg em uma coletiva de imprensa depois dos bombardeios na Síria por Estados Unidos, França e Reino Unido.

Leia mais sobre a Síria

"Os Aliados expressaram seu pleno apoio a essa ação destinada a enfraquecer a capacidade do regime sírio em matéria de armas químicas e a evitar outros ataques químicos contra o povo sírio", explicou Stoltenberg, em um momento em que o Conselho de Segurança está reunido em Nova York.

"As armas químicas não podem ser utilizadas impunemente (...) Representam um perigo imediato para o povo sírio e para nossa segurança coletiva", acrescentou. "Os Aliados condenam firmemente o uso reiterado de armas químicas pelo regime sírio e pedem que os responsáveis respondam por seus atos", reafirmou.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895