Panamá pede à ONU missão técnica para avaliar armamento cubano

Panamá pede à ONU missão técnica para avaliar armamento cubano

Arsenal estava escondida em navio de bandeira norte-coreana

AFP

Arsenal estava escondido sob açúcar

publicidade

O Panamá pediu nesta quarta-feira ao Conselho de Segurança das Nações Unidas que envie rapidamente uma comissão técnica para analisar o armamento cubano não declarado descoberto em um navio norte-coreano. A carga do navio procedente da Ilha foi classificada como “contrabando” por Panamá.

“Gostaria de transmitir, em nome do Governo Nacional da República do Panamá, um convite ao Comitê e a seu painel de especialistas para que visitem o Panamá o quanto antes”, afirmou o chanceler panamenho, Fernando Núñez.

O pedido foi feito no âmbito do mandato contido na Resolução 1874 (2009) do Conselho de Segurança, segundo a qual se pede a todos os países que inspecionem “toda a carga que esteja destinada à Coreia do Norte, ou proceda desse país, se houver suspeitas razoáveis de que há mercadoria proibida para esse país asiático em resoluções prévias da ONU”, segundo a chancelaria panamenha.

A solicitação, garantiu Núñez, não exclui “a cooperação dos técnicos americanos e ingleses, aos quais também pedimos ajuda” para analisar o armamento cubano não declarado encontrado na embarcação norte-coreana. “Eles podem trabalhar de forma coordenada”, completou.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895