Mundo

Papa “dormiu a noite toda” e “descansa” após novo episódio de broncoespasmo, diz Vaticano

A insuficiência respiratória obrigou Francisco a voltar a usar ventilação mecânica não invasiva para respirar

A insuficiência respiratória obrigou Francisco a voltar a usar ventilação mecânica não invasiva para respirar
A insuficiência respiratória obrigou Francisco a voltar a usar ventilação mecânica não invasiva para respirar Foto : Andreas Solaro / AFP / CP

O papa Francisco dormiu durante a noite toda sem apresentar novas complicações de saúde, informou o Vaticano na manhã desta terça-feira, 4. O pontífice apresentou dois novos quadros de insuficiência respiratória aguda quando a equipe médica retirou 'grandes quantidades' de muco acumulado de seus pulmões, o que causou um novo episódio de broncoespasmo.

A recaída foi revelada no boletim médico vespertino de segunda, 3. 'O papa dormiu toda a noite. Agora descansa', informou a Santa Sé em um breve comunicado. O prognóstico de Francisco ainda é reservado e ele segue sem previsão de alta.

O quadro de saúde do santo padre era considerado estável desde o último sábado, dia 1º. Com a recaída, os médicos não indicaram a continuidade da melhora, mas sugeriram que as crises já passaram. A insuficiência respiratória obrigou Francisco a voltar a usar ventilação mecânica não invasiva para respirar.

Ele está internado há 19 dias para o tratamento de uma pneumonia bilateral, que tem provocado a formação de secreção em seus pulmões, mas exames laboratoriais não apontaram sinais de novas infecções.