Mundo

Papa Francisco reza em basílica de Roma e impede que portas sejam fechadas

Novo pontífice dispensou privacidade para oração e disse que "igreja é de todos e para todos"

Papa Francisco rezou no altar da Basílica de Santa Maria Maior, em Roma
Papa Francisco rezou no altar da Basílica de Santa Maria Maior, em Roma Foto : Osservatore Romano / AFP / CP
Ao chegar à Basílica de Santa Maria Maior, no centro de Roma, na manhã desta quinta-feira, o Papa Francisco surpreendeu e mostrou estar disposto a quebrar protocolos. Além de dispensar o carro oficial dedicado aos pontífices, o argentino impediu que as portas da igreja fossem fechadas.

O responsável pela segurança da basílica quis o que novo líder da Igreja Católica ficasse sozinho para rezar, mas foi contido. “A igreja é de todos e para todos, deixe as portas abertas”, disse o novo Papa.

• Veja fotos do anúncio do novo Papa


A visita foi rápida. O papa Francisco fez sua oração em frente ao altar de Nossa Senhora. A basílica escolhida por ele também é conhecida como a de Nossa Senhora das Neves. É uma das igrejas mais antigas de Roma e data dos anos 432-440 depois de Cristo (d.C).

Ontem, após ser eleito Papa, o religioso telefonou para o antecessor Bento XVI. O diálogo, por telefone, foi confirmado pelo porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi. Ao saudar os fiéis, o Papa Francisco mencionou Bento XVI e também pediu orações para ele.

O pontífice também surpreendeu ao resolver ir de ônibus com os demais cardeais, na volta da Capela Sistina para a Casa de Santa Marta – onde todos estavam hospedados para o conclave. No jantar de celebração da eleição, ele brincou com todos dizendo que tinham de "rezar e pedir o perdão de Deus por tê-lo escolhido".

Missa privada será celebrada para cardeais

À tarde, às 17h (15h de Brasília), o Papa celebrará uma missa privada aos cardeais na Capela Sistina. Antes, às 11h (7h de Brasília) ele se reúne com os cardeais, na Sala Clementina. Também está confirmado que celebrará o Angelus, no domingo, na Praça de São Pedro.



Bookmark and Share