Papa Leão XIV ativa redes sociais e estreia com saudação de paz
Pontíficie dá sequência a perfis iniciados em X e Instagram, respectivamente por Bento XVI e Francisco, com postagens em nove idiomas

publicidade
O papa Leão XIV optou por manter uma presença ativa nas redes sociais por meio das contas papais oficiais. Nesta semana, o pontífice passou a controlar no X a conta @Pontifex, que já tinha sido usada pelo papa Francisco e, antes dele, por Bento XVI, em nove idiomas (inglês, espanhol, português, italiano, francês, alemão, polonês, árabe e latim), atingindo um total de 52 milhões de seguidores. O conteúdo publicado por Francisco será arquivado em breve, em uma seção especial do site do Vaticano.
No Instagram, o perfil também é @Pontifex, porém sob o nome pope Leo XIV, sendo sua única conta oficial na plataforma, em continuidade ao perfil @Franciscus, do papa anterior. Segundo o Vaticano, o conteúdo publicado nesta conta permanecerá acessível como arquivo “Ad Memoriam”.
“A paz esteja com todos vós! Esta é a primeira saudação de Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor. Também eu gostaria que esta saudação de paz entrasse no vosso coração, chegasse às vossas famílias, a todas as pessoas, onde quer que se encontrem, a todos os povos, a toda a terra”, escreveu em sua primeira postagem.
Papas nas redes
De acordo com o Vaticano, a presença dos papas nas mídias sociais começou em 12 de dezembro de 2012, quando Bento XVI lançou a conta @Pontifex no então Twitter, que foi herdada alguns meses depois por Francisco, que iniciou seu pontificado em março de 2013, após a renúncia do antecessor. Ao canal no Twitter, também se juntou, em 19 de março de 2016, uma conta oficial no Instagram, chamada @Franciscus.
Veja Também
- Papa Leão XIV reabre apartamento apostólico fechado desde a morte de Francisco
- “Guerra nunca mais!”: papa pede paz na Ucrânia e em Gaza
- Leão XIV visita o túmulo de Francisco na Basílica de Santa Maria Maior em Roma
A presença do papa Francisco nas mídias sociais foi significativa: cerca de 50 mil postagens publicadas nas nove contas @Pontifex e em @Franciscus. As mensagens acompanharam quase todos os dias de seu pontificado, com textos curtos de caráter evangélico ou exortações em favor da paz, da justiça social e do cuidado com a criação, alcançando grande interação, especialmente em 2020, ano da pandemia de Covid-19, quando suas mensagens atingiram 27 bilhões de visualizações.
O último post de Francisco foi no domingo de Páscoa, horas antes de morrer. "Gostaria que voltássemos a ter esperança de que a paz é possível! A partir do Santo Sepulcro, Igreja da Ressurreição, onde este ano a Páscoa é celebrada no mesmo dia por católicos e ortodoxos, se irradie sobre toda a Terra Santa e sobre o mundo inteiro a luz da paz.”