Paquistão anuncia negociações de paz com os talibãs em seu território

Paquistão anuncia negociações de paz com os talibãs em seu território

Conversas começaram há um mês, mas ainda não chegaram a nenhuma conclusão

AFP

publicidade

O primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, anunciou que, pela primeira vez desde 2014 estão acontecendo negociações de paz com os talibãs no território do país, que representam uma insurgência local e diferente do movimento afegão, embora próximos ideologicamente.

"Penso que dentro do TTP (Tehreek-e-Taliban Pakistan, os talibãs paquistaneses) há grupos abertos às conversações de paz e à reconciliação com nosso governo. E estamos conversando com estes grupos", declarou na sexta-feira ao canal de televisão turco TRT. O ministro paquistanês da Informação, Fawad Chaudhry, confirmou as negociações, mas não revelou detalhes.

Os atos violentos dos talibãs do TTP começaram em 2007. Desde então, milhares de civis e de membros das forças de segurança paquistanesas morreram em ataques reivindicados por este movimento islamita. Uma fonte do TTP confirmou à AFP as negociações, que começaram há um mês e ainda não chegaram a nenhuma conclusão.

O Paquistão, acusado pelo governo dos Estados Unidos de ter apoiado a partir de 2001 os talibãs afegãos por meio de seus serviços de inteligência militar, ainda não reconheceu o novo regime de Cabul, apesar de ter sido um dos três países do mundo a reconhecer o governo talibã que administrou o Afeganistão entre 1996 e 2001.

A vice-secretária de Estado americana, Wendy Sherman, viajará ao Paquistão na próxima semana e terá reuniões com autoridades do governo com o objetivo, segundo afirmou, de criar uma "associação forte de contraterrorismo".


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895