Paris bate recorde de calor com 41 °C

Paris bate recorde de calor com 41 °C

Termômetro pode chegar à casa dos 43°C. Holanda também chega a recorde de temperaturas altas

Correio do Povo e AFP

Mulher se refresca na Trocadero Fountains, próxima à Torre Eifell

publicidade

A capital francesa bateu, nesta quinta-feira, seu recorde histórico de calor em mais de 70 anos, com 41° C registrado 13h42 (8h42min de Brasília), anunciou o Météo-France, que prevê que os termômetros poderão subir ainda mais ao longo do dia. Desde o início das medições, em 1873, a capital havia ultrapassado a barreira dos 40° C apenas uma vez, em 28 de julho de 1947, com 40,4° C.

O serviço meteorológico prevê até 43° C para esta quinta-feira. Além de Paris, outras cidades poderão superar o recorde absoluto de calor, em especial, Lille, Rouen e Dijon. Vinte departamento ao norte da Ile-de-France estão em alerta devido ao calor excessivo e outros 60 em nível laranja, um abaixo do máximo vermelho. Uma queda nas temperaturas é esperado a partir desta sexta-feira. Em 2003, quando outra forte onda de calor atingiu a França, cerca de 15 mil pessoas morreram. 

A onda de calor atinge toda a Europa. Nessa quarta e quinta-feira, Bélgica, Alemanha e Dinamarca registraram temperaturas altas. Com 41,7°C nessa quinta, a Holanda também atingiu o maior calor já registrado no país. 


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895