Parlamento da Venezuela aprova lei de anistia para presos políticos

Parlamento da Venezuela aprova lei de anistia para presos políticos

Decisão deve beneficiar grupo responsável por protestos contra Maduro em 2014

Agência Brasil

Parlamento da Venezuela aprova lei de anistia para presos políticos

publicidade

O Parlamento da Venezuela, onde a oposição ao governo tem maioria, aprovou nessa terça-feira a Lei de Anistia, que a bancada chavista rejeitou por considerar que beneficia pessoas que cometeram graves delitos.

“Declara-se aprovada na especialidade a proposta de Lei de Anistia e Reconciliação Nacional e, em conformidade com a Constituição, ordena-se a sua remissão ao Executivo para promulgação”, afirmou o presidente da Assembleia Nacional, Henry Ramos Allup.

A proposta de lei de anistia para membros da oposição na Venezuela, presos por delitos relacionados com atos de violência e suposta tentativa de desestabilizar o governo, foi apresentada no Parlamento no dia 5 de fevereiro.

A lei pretende beneficiar principalmente um grupo detido durante os protestos contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no início de fevereiro de 2014, liderado por Leopoldo López, condenado a quase 14 anos de prisão pela violência ocorrida em um desses dias.

Entre os detidos encontra-se o cientista político Vasco da Costa, que é acusado de ligação com uma farmacêutica que estaria envolvida em planos para desenvolver engenhos explosivos caseiros durante os protestos contra o governo.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895