Mundo

Passa de 600 o número de mortos em desabamento de prédio em Bangladesh

Edifício de oito andares onde funcionavam cinco fábricas têxteis ruiu perto da capital

O número de mortos no desabamento de um edifício de confecções têxteis de Bangladesh chegou a 620 neste domingo, depois que dezenas de corpos foram retirados da montanha de escombros. O tenente Imran Khan, membro da equipe responsável pelos trabalhos de resgate, confirmou o número de 622 mortos depois que 53 corpos foram resgatados hoje.

O Rana Plaza, de oito andares, desabou no dia 24 de abril em Sevar, nas imediações da capital de Dacca, capital do país, quando cerca de 3 mil empregados da indústria têxtil trabalhavam em cinco confecções diferentes. Segundo as autoridades, 2.437 pessoas foram salvas.

As tarefas de identificação são difíceis devido ao estado dos corpos, já em descomposição avançada ou mutilados, informaram as autoridades. "Identificamos somente alguns deles, graças a telefones celulares em seus bolsos ou a carteiras de identificação do funcionário da confecção", explicou o administrador adjunto do distrito de Dacca, Zillur Rahman Chowdhury.

O forte odor de descomposição sugere que ainda há corpos de vítimas sob os escombros. Segundo uma autoridade responsável pelas investigações, as vibrações provocadas principalmente por quatro enormes geradores de eletricidade instalados nos andares superiores do edifício provocaram o desastre. Além disso, segundo o arquiteto do prédio, Masood Reza, o imóvel não foi projetado para suportar o peso de todo o maquinário e dos geradores instalados nas fábricas de roupas, e sim para abrigar escritórios ou centros comerciais.

Bookmark and Share