Pelosi fala com chefe militar sobre formas de evitar que Trump use códigos nucleares

Pelosi fala com chefe militar sobre formas de evitar que Trump use códigos nucleares

Presidente deve entregar o poder a Joe Biden em 20 de janeiro

AFP e AE

Reunião ocorreu na manhã desta sexta-feira

publicidade

A chefe da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, afirmou nesta sexta-feira que conversou com um chefe militar para garantir que o presidente Donald Trump não use códigos nucleares e advertiu que o Congresso agirá se o presidente não renunciar voluntariamente.

"Esta manhã falei com o presidente do Estado-Maior Conjunto, Mark Milley, para discutir as precauções disponíveis para evitar que um presidente instável inicie hostilidades militares ou acesse códigos de lançamento e ordene um ataque nuclear", afirmou a líder dos democratas no Congresso. O porta-voz de Milley, coronel Dave Butler, confirmou à AFP a ligação de Pelosi a seu chefe, mas não deu detalhes sobre o que foi discutido entre eles. Ele simplesmente disse que Milley havia "respondido às suas perguntas sobre a cadeia de comando nuclear".

 

"A situação com este presidente desequilibrado não poderia ser mais perigosa", continuou Pelosi, prometendo que o Congresso tomará "medidas" se Trump "não deixar o cargo iminente e voluntariamente". O presidente deve entregar o poder a Joe Biden em 20 de janeiro.

Carta aos democratas

Pelosi tambem divulgou carta nesta sexta a seus colegas de Partido Democrata. Na mensagem, ela comenta que ainda não ouviu uma posição do vice-presidente, Mike Pence, sobre a possibilidade de que ele invoque a Emenda 25 da Constituição para, com o apoio do gabinete atual, afastar o presidente Donald Trump da Casa Branca.

Pelosi disse que ainda espera ouvir alguma posição de Pence sobre o assunto. Segundo ela, o vice e a maioria do gabinete "devem honrar o juramento à Constituição e ao povo americano" e afastar Trump.

A deputada democrata acusa o presidente de ter incitado os manifestantes que invadiram o Capitólio na quarta-feira, durante a sessão de certificação da vitória de Joe Biden. Ela lembrou o fato de que, no passado, o próprio Partido Republicano rechaçou Richard Nixon, que renunciou.

Caso Pence não avance com a questão, Pelosi garantiu que o Congresso seguirá adiante com um processo de impeachment contra Trump por sua postura nesta semana.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895