Piñera avisa que resgate dos mineiros pode acabar ainda hoje

Piñera avisa que resgate dos mineiros pode acabar ainda hoje

Presidente do Chile declarou que atividades seguem em ritmo mais acelerado do que o esperado

Agência Brasil

publicidade

A operação de resgate dos 33 mineiros soterrados há 70 dias numa mina no Chile deve acabar ainda nesta quarta-feira, segundo o presidente chileno, Sebastián Piñera. Em entrevista coletiva nesta manhã, ele disse que a expectativa é que ainda hoje todos os trabalhadores sejam resgatados porque as atividades seguem em ritmo mais acelerado do que o esperado inicialmente.

Conheça os mineiros resgatados no Chile

As informações são da emissora estatal de televisão, a TVN. Inicialmente, o processo de descida até o abrigo onde estavam os mineiros, a 700 metros de profundidade, e a viagem à superfície durava cerca de uma hora. Este tempo diminuiu para quase a metade.

Das 23h08min de ontem, quando desceu a primeira cápsula para resgatar um dos trabalhadores, até as 13h35min de hoje foram resgatados 17 mineiros. A viagem dentro da cápsula dura de 12 a 16 minutos. Não houve registros de incidentes nem surpresas.

Leia todas as notícias sobre o resgate no Chile

Ao deixarem o abrigo, os mineiros são examinados rapidamente por um médico, depois têm alguns minutos para abraçar os parentes e cumprimentar os responsáveis pelo resgate e autoridades. Em seguida, os mineiros, vestidos com um macacão e usando óculos especiais, são levados de maca para um hospital de campana.

Dos mineiros resgatados, o que recebeu mais atenção foi Mario Gómez, 63 anos. Ele é o mais velho do grupo, sofre de pressão alta e há 50 anos atua como trabalhador de minas. Ao chegar na superfície, ele demonstrou estar bem disposto e, como outros trabalhadores, antes de cumprimentar as pessoas, fez uma oração de agradecimento.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895