Piñera faz giro pela Europa após resgate de mineiros

Piñera faz giro pela Europa após resgate de mineiros

Presidente do Chile se encontrará com principais lideranças políticas e econômicas do velho continente

AFP

Piñera faz giro pela Europa após resgate de mineiros

publicidade

O presidente chileno, Sebastián Piñera, chegou este sábado à tarde a Londres para iniciar um giro europeu de uma semana que o levará também a Paris e Berlim, na sequência do bem-sucedido resgate dos 33 mineiros presos durante 69 dias na mina San José. Piñera chegou ao aeroporto de Heathrow por volta das 16h30min locais, informou uma porta-voz do principal aeroporto britânico.

Antes de sua chegada, o presidente admitiu esperar que o salvamento dos mineiros, amplamente coberto pelos meios de comunicação internacionais, transforme a imagem de seu país no exterior e atraia investimentos. "O Chile será lembrado agora e reconhecido, não pelo (ex-ditador, Augusto) Pinochet, mas como exemplo de unidade, liderança, coragem, fé e sucesso", disse, durante entrevista concedida ao jornal britânico The Times.

Sebastián Piñera, que assumiu o poder em março, deverá dedicar o dia de domingo a atividades privadas. Ele visitará o prestigioso British Museum e o Churchill War Rooms, museu dedicado à vida do líder britânico Winston Churchill.

A agenda oficial começará na segunda-feira, com visitas ao premier britânico David Cameron, em Downing Street, e à rainha Elizabeth II, no Palácio de Buckingham. Segundo o The Times, Piñera levará aos dois pedras coletadas das profundezas da mina San José.

A estada londrina do presidente chileno incluirá, ainda, um encontro com investidores, um almoço com líderes empresariais, um discurso na respeitada London School of Economics (LSE) e uma visita às obras do parque que abrigará a maior parte das instalações dos Jogos Olímpicos de Londres-2012.

Na terça-feira, o presidente seguirá seu giro europeu em Paris, onde se encontrará com o colega francês, Nicolas Sarkozy. Na quinta-feira iniciará a última etapa da viagem, em Berlim, onde se reunirá com a chanceler alemã, Angela Merkel.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895