Polícia retoma operação para desativar explosivos na casa de atirador nos EUA

Polícia retoma operação para desativar explosivos na casa de atirador nos EUA

Moradores do edíficio foram retirados do local que corre risco de explosão

AFP

Especialistas montam operação para desativar explosivos no apartamento de atirador nos EUA

publicidade

Especialistas retomaram, na manhã deste sábado, as tentativas de desativar os explosivos instalados no apartamento do jovem que matou 12 pessoas e feriu 59, ao abrir fogo dentro de uma sala de cinema que exibia a estreia de Batman em Aurora, no estado americano do Colorado. A polícia informou que a casa do atirador possui um sistema de detonadores "muito sofisticado". "Entrar de forma segura no apartamento é muito complicado. Eu, pessoalmente, nunca tinha visto nada que se pareça com o que mostram as fotos do lugar", disse o chefe da polícia local, Dan Oates, em declarações à imprensa.

"Há um monte de cabos, recipientes cheios de munições, cheios de líquidos. Temos um grande desafio", indicou o oficial. De acordo com vizinhos, a polícia retirou os moradores do edifício, pois há risco de explosão. Ainda segundo testemunhas, outros três ou quatro prédios foram evacuados. Os moradores foram levados para abrigos da cidade. A área está mantida sob um forte esquema de segurança.

Na noite de sexta-feira, centenas de pessoas choraram a tragédia em uma vigília em frente ao cinema do shopping Century 16, onde ocorreu o massacre. Na madrugada anterior, James Holmes, de 24 anos, entrou armado na sessão de estreia do filme “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge”. Ele teria lançado um gás lacrimogêneo e começou a efetuar os disparos contra os espectadores. A aguardada estreia do longa-metragem do super-herói levou muitos fãs - principalmente adolescentes - a irem ao cinema fantasiados, o que teria permitido ao agressor entrar despercebido com as armas e uma máscara anti-gás.

O chefe da polícia local confirmou que Holmes disparou com um fuzil AR-15, uma escopeta Remington e uma pistola automática Glock. "Nos últimos 60 dias, ele comprou quatro armas em uma loja local (...) e comprou mais de 6 mil munições pela internet, de forma legal”, explicou Oates.

Após a tragédia, a AMC, importante rede de cinemas dos Estados Unidos, anunciou o reforço nos procedimentos de segurança com a proibição do uso de máscaras e armas de brinquedo nas salas. O massacre provocou também a suspensão da campanha eleitoral nos Estados Unidos e o presidente Barack Obama decretou luto oficial de seis dias.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895