Policial é condenado por assassinato de adolescente afro-americano no Texas

Policial é condenado por assassinato de adolescente afro-americano no Texas

Jovem de 15 anos foi baleado na cabeça quando oficial disparou cinco vezes contra carro em que estava

AFP

publicidade

Um júri do Texas considerou culpado, nesta terça-feira, um agente da polícia branco acusado do assassinato de um jovem afro-americano de 15 anos, uma condenação incomum para um caso de ataque a tiros policial de alto perfil. Roy Oliver disparou cinco vezes contra um automóvel repleto de adolescentes no ano passado, matando Jordan Edwards, quando respondia a um chamado que dava conta de menores de idade bebendo álcool em uma festa em um subúrbio de Dallas.

Edwards, que estava desarmado, e outros quatro adolescentes abandonaram a festa depois de ouvir tiros, provenientes de um lugar próximo. Oliver atirou com um fuzil contra o carro, atingindo o adolescente na cabeça. A polícia disse originalmente que Oliver abriu fogo porque o carro estava avançando agressivamente em direção a ele, mas o departamento mudou seu depoimento depois de ver as imagens de sua câmera corporal, e disse que o carro estava se afastando quando Edwards foi baleado.

O ataque figura em uma lista crescente de casos similares, em que afro-americanos foram assassinados por agentes de polícia brancos, e que vêm alimentando a indignação em todo o país, impulsando o movimento Black Lives Matter.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895