Porta-voz da presidência nega estado vegetativo de Mandela

Porta-voz da presidência nega estado vegetativo de Mandela

Documento judicial afirma que família pensa em desligar os aparelhos

AE

Líder da luta contra o apartheid continua em situação crítica, mas estável

publicidade

O porta-voz do presidente Jacob Zuma, Mac Maharaj, negou nesta quarta que o líder da luta contra o apartheid Nelson Mandela esteja em estado vegetativo. A declaração contraria informação distribuída pela agência AFP de que documentos judiciais com data de 26 de junho afirmavam que Mandela estaria em estado vegetativo e que os médicos recomendavam que os equipamentos que mantinham o Nobel da Paz vivo fossem desligados.

"Claramente não existe um estado vegetativo", disse Maharaj. Questionado sobre a orientação médica de retirar as máquinas, ele também foi taxativo: "Não há nada desse tipo, isso não aconteceu". O porta-voz  apressou-se a acrescentar que não poderia confirmar se Mandela está sendo mantido vivo por meio de equipamentos, citando regras de confidencialidade entre médico e paciente. Segundo ele, o ex-presidente da África do Sul continua em "estado crítico, mas estável" após quase um mês de internação num hospital em Pretória.

O presidente Jacob Zuma visitou Mandela hoje. Após a visita, o líder sul-africano afirmou que não houve qualquer mudança na condição "séria, mas estável" de Mandela. Durante evento do qual participou, em Johanesburgo, a esposa de Mandela, Graça Machel, disse que o ex-presidente está desconfortável, mas raramente sente dor (veja vídeo do jornal Times Live abaixo).

Com informações da Dow Jones.



Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895