Mundo

Portugal luta para controlar grande incêndio em parque natural

Mais de 1,2 mil bombeiros estão mobilizados para o controle das chamas

Foto : Patricia de Melo Moreira / AFP / CP

Mais de 1,2 mil bombeiros lutam nesta quarta-feira contra o incêndio da Serra da Estrela (centro de Portugal), declarado controlado na semana passada mas que recomeçou, avivado pelo vento.

Os bombeiros, apoiados por 400 veículos, aguardam a a intervenção de meios aéreos para tentar "estabilizar o fogo" antes de sexta-feira, quando a meteorologia prevê um novo aumento da temperatura, explicou o comandante da Proteção Civil, André Fernandes.

"É o caos", declarou uma moradora de Orjais, perto do parque natural de Serra da Estrela, ao falar sobre o incêndio iniciado em 6 de agosto. "O fogo chegava por todos os lados", disse Fátima Cardoso, que viu a aproximação das chamas de sua residência na terça-feira.

Por conta do problema, 24 pessoas ficaram feridas, três em estado grave, e 45 pessoas foram retiradas da região de maneira preventiva. O incêndio, o maior no verão em Portugal, queimou 24 mil hectares, mais de 8 mil desde segunda-feira, de acordo com os dados provisórios do sistema europeu de informações sobre incêndios.