Presidente da Turquia garante "limpeza das forças armadas" após tentativa de golpe

Presidente da Turquia garante "limpeza das forças armadas" após tentativa de golpe

Erdogan prometeu que "ato de traição" contra governo eleito será pago com alto preço

Correio do Povo

Erdogan prometeu que "ato de traição" contra governo eleito será pago com alto preço

publicidade

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, desembarcou em Istambul, na madrugada deste sábado, e fez enérgico discurso contra os autores de uma tentativa de golpe no país. Ele salientou que "um processo de limpeza começou hoje e deverá continuar" nas Forças Armadas. "Os que vieram para as ruas em tanques, vamos fazer voltar para onde merecem. Os tanques não são deles", frisou.

Erdogan rechaçou a atitude de "um grupo minoritário das forças armadas, que teve como alvo a dignidade e integridade do nosso país". O mandatário prometeu punições severas aos responsáveis. "Essa ação é um ato de traição e terão de pagar um alto preço pelo que aconteceu. Lidero um governo eleito pelo povo, aqui existe um presidente escolhido", definiu.

"Chamamos os que fizeram isso hoje de uma organização terrorista armada", acrescentou. "Estão usando os recursos bélicos dessa nação para atirar nela mesma", salientou.

A tentativa de golpe de uma facção do Exército da Turquia sofreu diversos retrocessos na madrugada deste sábado (horário local). Um caça F-16 da Força Aérea Turca derrubou um helicóptero Sikorsky das forças que anunciaram a tomada do poder, informou a presidência. A emissora estatal TRT foi retomada dos conspiradores e, por volta das 2h40min, o primeiro-ministro Binali Yildirim informou que a capital Ancara já estava sob controle do governo eleito.

Confira galeria de fotos

Golpe militar na Turquia

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895