Presidente do México classifica eleição de Milei na Argentina como "gol contra"

Presidente do México classifica eleição de Milei na Argentina como "gol contra"

Andrés Manuel López Obrador afirma que respeita a escolha do povo argentino

AFP

publicidade

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, descreveu nesta terça-feira (21) como "gol contra" a eleição do ultraliberal Javier Milei como presidente da Argentina. "Para resumir, com todo o respeito, foi um gol contra, e eu não concordo, embora respeite a decisão do povo com os governos de direita", disse o presidente durante sua habitual coletiva de imprensa matinal, sem mencionar o nome de Milei. 

López Obrador disse respeitar a decisão da Argentina, apesar de enfatizar que "é algo que consideramos que não vai ajudá-los". Esta é a primeira reação pessoal de López Obrador à eleição de Milei, já que na segunda-feira não teve sua habitual coletiva de imprensa matinal, porque era feriado no México.

No domingo, após as eleições na Argentina, a ministra das Relações Exteriores do México, Alicia Bárcena, enviou uma mensagem na rede social X. Nela, felicitou o país pela eleição e disse que a Chancelaria está "pronta para trabalhar com o novo governo argentino", mas também não mencionou o candidato vencedor.

O presidente mexicano disse ainda que, no México, não há "risco" de que um político como Milei chegue ao poder. "Não há nada a temer. O povo do México está muito consciente (…) e sabe muito bem que os governos de direita só favorecem as minorias", observou. 

As críticas de López Obrador contrastam com o bom relacionamento que mantém com o atual presidente argentino, Alberto Fernández, e com outros líderes da região, como o presidente Lula e o presidente colombiano, Gustavo Petro.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895