Presidente francês conversa com Biden pela primeira vez

Presidente francês conversa com Biden pela primeira vez

Emmanuel Macron exaltou a colaboração sobre grandes temas internacionais

AFP

Emmanuel Macron exaltou a colaboração sobre grandes temas internacionais

publicidade

O presidente francês, Emmanuel Macron, conversou pela primeira vez na tarde desta terça-feira com o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, com quem espera colaborar sobre grandes temas internacionais, anunciou o Palácio do Eliseu.

"O chefe de Estado parabenizou Joe Biden e sua vice-presidente, Kamala Harris, e garantiu-lhes sua vontade de trabalhar juntos sobre os assuntos contemporâneos: clima, saúde, luta contra o terrorismo e defesa dos direitos fundamentais", informou a Presidência. Esta curta entrevista de dez minutos ocorre quatro dias após o anúncio da vitória, no sábado, do democrata sobre Donald Trump.

Emmanuel Macron, que chegou ao poder em 2017, nunca tinha conversado com Joe Biden, que foi vice-presidente de Barack Obama entre 2008 e 2016. Assim como a maioria dos outros dirigentes europeus, Macron o cumprimentou no sábado, pedindo para agirem "juntos" para "enfrentar os desafios atuais".

Joe Biden começou as entrevistas com dirigentes estrangeiros na segunda-feira com um contato do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau. Ele também se entrevistou na terça-feira com o premier britânico, Boris Johnson, que se mostrou impaciente por "reforçar a associação" entre o Reino Unido e os Estados Unidos, e com a chanceler alemã, Angela Merkel.


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895