Mundo

Presidente francês recebe premiê libanês

Saad Hariri pediu demissão do cargo de primeiro-ministro

Saad Hariri (à direita) pediu demissão do cargo de primeiro-ministro
Saad Hariri (à direita) pediu demissão do cargo de primeiro-ministro Foto : Valerie Leroux / AFP / CP
O presidente francês Emmanuel Macron recebeu neste sábado o primeiro-ministro demissionário libanês Saad Hariri no palácio presidencial do Eliseu para uma reunião seguida de uma almoço. Hariri foi recebido com as honras de um primeiro-ministro poucas horas depois de sua chegada à França procedente de Riad, onde em 4 de novembro anunciou sua demissão.

Macron saudou Hariri, de 47 anos, e os dois posaram sorridentes para os fotógrafos presentes. A esposa de Hariri, Lara, e seu filho mais velho se reunirão com eles mais tare para um almoço com Macron e com a primeira-dama francesa Brigitte, segundo a imprensa.

Antes de receber Hariri, Macron falou por telefone com o presidente libanês Michel Aun, que "agradeceu pela ação da França em favor do Líbano", segundo afirmou o Eliseu. Aun confirmou que Saad Hariri "estará em Beirut em 22 de novembro, dia da festa nacional", como a presidência libanesa anunciou anteriormente.

Desde o anúncio de sua renúncia, a permanência de Hariri na Arábia Saudita e o fato de não regressar ao Líbano para formalizar a demissão ao presidente da República provocaram diversas especulações.  O presidente libanês, Michel Aun, chegou a dizer que Hariri era "refém" em Riad.