Presidente sírio promete usar a força para eliminar “terrorismo”
Segunda maior cidade da Síria foi tomada
publicidade
O presidente da Síria, Bashar al Assad, prometeu neste domingo (1º) que recorrerá à força para eliminar "o terrorismo", informou um meio de comunicação oficial, após uma ofensiva relâmpago de grupos rebeldes liderados por islamistas.
"O terrorismo só entende a linguagem da força, e é com esta linguagem que vamos acabar com ele e eliminá-lo, quaisquer que sejam seus apoiadores e promotores", disse Assad, citado pela agência de notícias oficial Sana, em declarações durante uma chamada telefônica com uma autoridade da Abkhazia, uma região separatista pró-russa da Geórgia.
O governo dos Estados Unidos declarou no sábado (30) que Assad perdeu o controle de Aleppo, a segunda maior cidade do país, devido à sua dependência da Rússia e do Irã.
A "dependência da Síria em relação à Rússia e ao Irã", juntamente com sua recusa em avançar com um processo de paz delineado em 2015 pela ONU, "criaram as condições que estão se desenrolando agora", disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, Sean Savett, em um comunicado.