• Confira como funciona a votação nos EUA
• Veja o dia de votação em imagens
Com a votação em andamento em poucas sessões dos 50 Estados americanos, as projeções para o resultado nos locais onde as urnas já foram fechadas apontam uma vantagem de 55 delegados no Colégio Eleitoral para o Obama, invertendo o placar que até então dava vantagem para Romney. Em locais-chave da disputa, a tendência ainda dá vantagem ao democrata, com Flórida e Ohio podendo inclinar a balança de forma decisiva, entretanto.
O candidato republicano Mitt Romney teria vencido nos Estados de Indiana, Carolina do Sul, Kentucky, Oklahoma, Alabama, Geórgia, Tenesse, Arkansas, Virgínia Ocidental, Louisiana, Kansas, Nebraska, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Texas, Wyoming, Utah, Missouri, Wyoming, Montana, Idaho, Utah, Arizona e Mississippi.
Obama teria vencido nos Estados de Vermont, Connecticut, Illinois, Maryland, Massachusetts, Maine, Rhode Island, Delaware, Distrito de Columbia, Michigan, Nova York, Pensilvânia, New Hampshire, New Mexico, Califórnia, Minnesota, Iowa, Wisconsin, Washington, Oregon e Nova Jersey.
Na Flórida, que tem 29 votos no Colégio Eleitoral e onde a apuração mostra um empate técnico entre os dois candidatos à Casa Branca, o presidente abriu uma vantagem ao redor de 20 mil votos sobre Romney. Até agora, com 92% dos votos apurados no Estado, Obama tem 50% e Romney, 49%, mas ainda há poucos votos computados nos condados de Miami-Dade e Broward, considerados redutos democratas.
Em Ohio (18 votos no Colégio Eleitoral), com 65% dos votos apurados, Obama abriu uma vantagem de quase 100 mil votos sobre o ex-governador republicano. A contagem parcial mostra o democrata com 50% e Romney com 48%.