Mundo

Protecionismo de Trump favorece acordo UE-Mercosul, diz presidente do Uruguai

Orsi salientou conversa com Lula em que avaliaram aumento da expectativa por acerto

Orsi teve encontro com Lula na Celac
Orsi teve encontro com Lula na Celac Foto : Presidencia Uruguay / Divulgação CP

O presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, disse nesta quinta-feira que o protecionismo dos Estados Unidos sob a presidência de Donald Trump favorece a concretização do acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE).Os membros do Mercosul e a Comissão Europeia, em nome dos 27 países que integram a UE, anunciaram em dezembro o fim das negociações para um tratado entre os dois blocos, mas a sua aprovação enfrenta obstáculos.

Ao retornar da Reunião de Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), concluída em Honduras com uma promessa de união regional frente à guerra comercial de Trump, Orsi foi perguntado se a onda de tarifas americanas contribui para acelerar a assinatura do acordo com a UE.'Acredito que isso está acontecendo', disse o uruguaio.

'Também conversamos sobre isso com Lula, que tem muita expectativa, ou, pelo menos, mais do que tinha antes, porque acho que não resta outro remédio para a Europa a não ser baixar um pouco a exigência.' A Comissão Europeia, que faz uma revisão legal do que foi negociado com o Mercosul, pretende apresentar aos países do bloco uma proposta sobre o acordo antes do fim do verão, informou o porta-voz de comércio.