Mundo

Protesto contra Kirchner reúne milhares em Buenos Aires

Próximo de eleições primárias, manifestantes reclamam de insegurança e da inflação

Protesto ocorre durante o luto nacional de dois dias pelo desabamento de um prédio em Rosário
Protesto ocorre durante o luto nacional de dois dias pelo desabamento de um prédio em Rosário Foto : Juan Mabromata / AFP / CP
Milhares de manifestantes ocupavam na noite desta quinta-feira o centro de Buenos Aires para protestar contra o governo da presidente Cristina Kirchner, a três dias das eleições primárias para as legislativas de outubro.

A passeata convocada pelas redes sociais teve início no bairro Norte da capital argentina e seguiu para a Praça de Maio, diante da Casa Rosada (sede do governo), em um trajeto de três quilômetros.

O protesto ocorre após o fim da campanha para as primárias do próximo domingo e durante o luto nacional de dois dias pelo desabamento de um prédio em Rosário que deixou dez mortos e 11 desaparecidos.

“Estamos de luto e rezamos pelas vítimas de Rosario, mas a realidade é que o país precisa seguir em frente”, disse Juan Guevara, um comerciante de 56 anos. “Vim porque estou cansado da inflação e da falta de segurança. Ninguém consegue poupar: se você tem um peso, é preciso gastá-lo porque senão a inflação come”, reclamou José Estech, 42 anos, que trabalha em um restaurante.

Conforme analistas privados, a inflação atinge 25% ao ano. O governo estima em 10% oficialmente.

Bookmark and Share