Putin anuncia que Rússia já transferiu ogivas nucleares para Belarus

Putin anuncia que Rússia já transferiu ogivas nucleares para Belarus

Presidente russo declarou que transferência do arsenal será concluído antes do final do verão europeu

AFP

publicidade

O presidente russo, Vladimir Putin, confirmou nesta sexta-feira (16) que a Rússia já começou a transferir armas nucleares para Belarus, como havia anunciado em março.

"As primeiras ogivas nucleares foram transferidas para o território bielorrusso. São apenas as primeiras, mas, antes do final do verão, concluiremos o processo", disse Putin, durante um fórum econômico em São Petersburgo (noroeste), transmitido ao vivo pela televisão russa.

Putin lembrou que o "envio de armas nucleares táticas" para Belarus resultou de um acordo anunciado em março com o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, que emprestou o território de seu país à Rússia para que ataque a Ucrânia.

O presidente russo anunciou em 25 de março que Moscou implantaria armas nucleares "táticas" no território de Belarus, país localizado às portas da União Europeia, alimentando temores de uma escalada do conflito na Ucrânia.

As chamadas armas nucleares "táticas" podem causar danos imensos, mas seu raio de destruição é mais limitado do que o das armas nucleares "estratégicas".

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895