Cerca de 900 alpinistas, guias e funcionários que ficaram presos por uma forte tempestade de neve no fim de semana no lado chinês do Monte Everest foram resgatados e chegaram a locais seguros. A notícia foi confirmada pela televisão estatal da China nesta terça-feira (7).
A forte tempestade atingiu a área na noite de sábado, isolando o acampamento dos alpinistas, que estavam em barracas a mais de 4.900 metros de altitude. No total, 580 alpinistas e mais de 300 guias, pastores de iaques e outros trabalhadores ficaram presos.
Operação de resgate e fechamento da área
O resgate foi concluído em duas fases. Cerca de 350 alpinistas conseguiram descer até o meio-dia de segunda-feira (6), e o restante chegou em segurança na terça-feira, de acordo com a mídia estatal chinesa, que citou o governo local.
Alguns dos caminhantes socorridos teriam sofrido hipotermia. A agência oficial de notícias Xinhua informou que cerca de uma dúzia deles foi escoltada até um ponto de encontro por equipes que forneceram alimentos, medicamentos, aquecimento e suprimentos de oxigênio.
A área do Monte Everest foi temporariamente fechada após o incidente. A tempestade ocorreu durante um feriado nacional chinês de uma semana, que termina nesta quarta-feira (8).
Incidente no Nepal
O mau tempo não se restringiu à China. No vizinho Nepal, um alpinista sul-coreano morreu em uma tempestade no fim de semana perto do cume do Mera Peak, uma montanha do Himalaia com 6.476 metros, ao sul do Everest.