Rússia acusa UE de ter virado ator "agressivo e belicoso" ao discutir conflito na Ucrânia

Rússia acusa UE de ter virado ator "agressivo e belicoso" ao discutir conflito na Ucrânia

Ministro denunciou comentários da presidente da Comissão Europeia

AFP

publicidade

O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, acusou a União Europeia (UE), nesta sexta-feira, de ter-se tornado um ator "agressivo e belicoso" na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) com o conflito na Ucrânia.

"A UE passou de ser uma plataforma econômica construtiva, como foi criada, para um ator agressivo e belicoso que já mostra suas ambições muito além do continente europeu", disse Lavrov, em entrevista coletiva em Dushanbe, no Tadjiquistão. Nesse sentido, o chanceler considerou que "o desejo de Kiev de se tornar membro da União Europeia não é insignificante".

Lavrov acusou os europeus de correrem "exatamente pelo caminho que a Otan já traçou, confirmando a tendência à fusão com a Aliança do Atlântico Norte e que, de fato, servirá de apêndice" à Otan.

O ministro denunciou comentários da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que visitou a Índia no fim de abril para reforçar os laços estratégicos com este país, que se declara neutro no conflito. "O fim da guerra não determinará apenas o futuro da Europa, mas também afetará profundamente a região do Indo-Pacífico", disse Von der Leyen.

A Rússia, à qual a UE impôs sanções sem precedentes, considera a Aliança Atlântica, seu velho inimigo da Guerra Fria, como uma ameaça existencial e justificou sua ofensiva na Ucrânia, particularmente, pelas ambições de adesão do país e pelo apoio político e militar ocidental.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895