Rússia entrega aos EUA lista de demandas de segurança

Rússia entrega aos EUA lista de demandas de segurança

Moscou se considera ameaçada no contexto das tensões na Ucrânia

AFP

publicidade

A Rússia anunciou nesta quarta-feira que entregou aos Estados Unidos uma lista de "propostas" sobre as garantias legais que exige para manter sua segurança, a qual considera ameaçada no contexto das tensões na Ucrânia.

"Apresentamos hoje, por meio do Ministério russo das Relações Exteriores, nossas propostas concretas às autoridades americanas", disse o assessor do Kremlin, Yuri Ushakov, a repórteres.

Segundo Ushakov, essas propostas, que "buscam elaborar garantias jurídicas para a segurança da Rússia", foram entregues à vice-secretária de Estado responsável pela Europa, Karen Donfried, que viajou a Moscou esta semana após uma visita a Kiev. Ushakov acrescentou que trataria deste assunto por telefone durante o dia com um "chefe da administração dos Estados Unidos", sem dar mais detalhes.

Durante uma reunião por videoconferência na quarta-feira com o líder chinês, Xi Jinping, o presidente russo, Vladimir Putin, disse, que espera "a reação positiva dos americanos e da Otan a essas propostas", relatou este conselheiro do Kremlin.

Na terça-feira, Putin relançou seu pedido de negociações "imediatas" com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e com os Estados Unidos sobre essas garantias. A reivindicação foi feita a seu homólogo americano, Joe Biden, pela primeira vez, no início de dezembro.

A Rússia se opõe a uma expansão da Aliança Atlântica para o leste, abrangendo países com os quais faz fronteira, como a Ucrânia, e pede garantias jurídicas que excluam essa possibilidade no futuro.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895