Rússia está economicamente "encurralada", diz autoridade dos EUA

Rússia está economicamente "encurralada", diz autoridade dos EUA

Alta funcionária do Tesouro americano afirmou que alta da moeda russa em relação ao dólar não supera a inflação do próprio país

AFP

Ainda segunda a fonte, a Rússia sofre consequências "graves"

publicidade

Um funcionário do alto escalão do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos declarou nesta sexta-feira que a Rússia está economicamente "encurralada" pelas sanções ocidentais e que a forte alta do rublo tem pouco significado.

- Acompanhe o avanço das tropas russas na Ucrânia a cada dia

"A Rússia está encurralada e no caminho para se tornar uma economia zerada, mas é um dos países menos equipados do mundo para funcionar como uma economia fechada", porque depende demais de suas exportações de matérias-primas, explicou o funcionário americano, que pediu anonimato.

Ainda segunda a fonte, a Rússia sofre consequências "graves" devido às sanções ocidentais impostas como resposta à invasão da Ucrânia: "Uma inflação alta que só irá aumentar, e uma profunda recessão que só irá piorar".

Durante uma conversa telefônica com jornalistas, o funcionário do Tesouro americano estimou que a economia russa pode sofrer uma contração de 10% este ano. Ele também quis colocar em perspectiva a forte alta do rublo, que, apesar das duras sanções financeiras, recuperou o valor que tinha antes do início da invasão, em 24 de fevereiro, de 86 rublos por dólar.

A fonte argumentou que a inflação alta atual na Rússia significava que a moeda local estava "enfraquecendo-se". Também lembrou que Moscou implementou restrições rígidas para proteger a moeda. Também destacou o surgimento de um mercado negro para o rublo que, segundo prognóstico, ganhará visibilidade e causará o surgimento de uma cotação paralela da moeda russa, diferente da oficial.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895