Rainha vai às corridas de cavalo no início da celebração do Jubileu

Rainha vai às corridas de cavalo no início da celebração do Jubileu

Comemoração dos 60 anos do reinado de Elizabeth II vai até terça-feira

AE e AFP

O centro de Londres está decorado com bandeiras britânicas

publicidade

A rainha Elizabeth II foi às corridas de cavalos neste sábado, no começo das comemorações de quatro dias de 60 anos de reinado. Ainda no final de semana, ela irá a River Thames para um concerto, tudo acompanhado por milhões de pessoas, com a rainha comemorando o feito sob o slogan de "Jubileu de Diamante".

A monarca de 86 anos e seu marido, príncipe Philip, chegaram a Epsom Derby no sul da Inglaterra, acompanhada de membros da família real. A rainha é uma fã das corridas de cavalo e costuma ler o Racing Post todos os dias durante o café da manhã, embora não faça apostas.

A monarca alcançou o trono em fevereiro de 1952, com a morte de seu pai, George VI, quando Winston Churchill ainda era primeiro-ministro. Elizabeth é monarca britânica que mais tempo ficou no trono. O centro de Londres está decorado com bandeiras britânicas.

Diversas festas de rua estão sendo planejadas no feriado, e o policiamento em Londres será reforçado com 6 mil guardas. No domingo, uma frota de mil barcos fará um passeio real no rio Tâmisa, que deve custar o equivalente a R$ 32 milhões. Na segunda-feira, um show de música com artistas como Shirley Bassey, Elton John e Jessie J será transmitido do palácio de Buckingham. No terça, a rainha será buscada por uma carruagem de 1902 em uma missa de ação de graças.

Scotland Yard se prepara há 18 meses


A Scotland Yard se prepara há 18 meses para o evento. A Polícia britânica conta com a experiência adquirida no ano passado no casamento de William e Catherine, considerado um êxito. "Os problemas que podemos enfrentar são múltiplos. Vão de pessoas presas na multidão e pessoas doentes até tudo o que pode acontecer em uma capital deste tamanho, passando por um atentado terrorista", explica Stephen Kavanagh, subcomissário adjunto da Polícia Metropolitana. "Mas acreditamos que estamos preparados para qualquer eventualidade e estamos confiantes", acrescentou.

A ameaça terrorista ainda está muito presente em Londres após os atentados que deixaram 52 mortos em 2005. E o programa do Jubileu tem alguns momentos delicados, como o gigantesco concerto ao ar livre organizado diante do Palácio de Buckingham ou os milhares de piqueniques improvisados que poderão reunir milhões de pessoas.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895