Mundo

Região controlada por rebeldes na Líbia registra 100 mortes desde domingo

Moradores classificam atuação das Forças Armadas de Kadhafi como um "massacre"

Região controlada por rebeldes na Líbia registra 100 mortes desde domingo
Região controlada por rebeldes na Líbia registra 100 mortes desde domingo Foto : Phil Moore/AFP
As forças do ditador líbio Muammar Kadhafi promovem um intenso ataque na região de Al-Jabal Al-Gharbi, nas últimas 48 horas. Conforme moradores da localidade sob controle dos insurgentes contra o regime que governa a Líbia há 42 anos, mais de 100 pessoas foram mortas desde domingo.

Os bombardeios com foguetes Grad atingiram, principalmente, as localidades de Yefren e Nalut. Um morador de Nalut afirmou que "as forças de Kadhafi estão praticando um massacre". Os arredores da cidade de Misrata também são alvo de intenso conflito desde fevereiro, deixando um saldo de mais de mil mortos e 3 mil feridos, conforme a direção do hospital da cidade sitiada pelas forças governamentais.

"No total, 80% dos mortos são civis", declarou o administrador do estabelecimento de saúde, Khaled Abu Falgha. De acordo com ele, apenas no domingo morreram 17 pessoas e outras 71 ficaram feridas na cidade, que fica a 200 km de Trípoli. O médico afirmou que desde a semana passada começaram a surgir pacientes com ferimentos graves provocados por bombas de fragmentação, armas que estão proibidas.

Por conta da evolução da violência, enviados da Organização das Nações Unidas (ONU) se reuniram com o primeiro-ministro líbio em Trípoli e exigiram que o regime de Kadhafi cesse os ataques contra Misrata de forma imediata. O emissário Abdul Ilah Al-Khatib e a coordenadora de assistência humanitária Valerie Amos se reuniram com o premier líbio Mahmud Al-Baghdadi e com o chanceler Abdel Ati Al-Obeidi, mas não receberam uma resposta conclusiva.

Bookmark and Share