Rei Charles III chega a Londres para o primeiro discurso

Rei Charles III chega a Londres para o primeiro discurso

Novo soberano monarca britânico fara pronunciamento à nação no Palácio de Buckingham às 14h, no horário de Brasília

R7 e AFP

publicidade

O rei Charles III chegou a Londres, por volta das 13h40 (9h40, no horário de Brasília), onde fará nesta sexta-feira (9) o primeiro pronunciamento à nação como o novo monarca do Reino Unido. Na última quinta-feira (8), a mãe dele, a rainha Elizabeth II, morreu aos 96 anos, depois de permanecer sete décadas no poder. O novo soberano deve fazer um discurso ao país às 18h (às 14h, em Brasília), disse o presidente da Câmara dos Comuns.

"Gostaria de informar à Câmara que nos reuniremos hoje para homenagens (à rainha Elizabeth)", disse Lindsay Hoyle a parlamentares. "Aproximadamente às 18h, a Câmara será suspensa enquanto Sua Majestade o Rei faz sua transmissão à nação."

Em frente ao Palácio de Buckingham, centenas de pessoas já se aglomeram à espera da fala de Charles III. O policiamento no local foi reforçado, já que são esperados milhares de pessoas, informa a repórter da Record TV Cíntia Venâncio. Antes de falar à nação, porém, o rei deverá se encontrar com a primeira-ministra, Liz Truss.

Após a manifestação de Charles, o rito até o funeral da Rainha Elizabeth II segue com a realização do conselho de sucessão, que se reunirá neste sábado, no Palácio St. James. A proclamação será lida em público uma hora depois de uma sacada da residência, segundo o Palácio de Buckingham. 

Funeral em dez dias 

O caixão de Elizabeth II deve viajar nos próximos dias da Escócia para Londres: ela será velada, homenageada e enterrada em um funeral de Estado que não deve ocorrer antes de dez dias. A rainha chegou ao trono com apenas 25 anos e seus 70 anos de reinado registraram vários recordes.

Após a grande popularidade de Elizabeth, o futuro da monarquia britânica promete ser mais complicado com Charles III, menos apreciado pela opinião pública. Os britânicos preferem seu filho mais velho, William, de 40 anos, e a esposa deste, Catherine, que ao lado dos filhos pequenos, George, Charlotte e Louis, são considerados uma família mais moderna. O luto oficial terminará com um último adeus à monarca na abadia londrina de Westminster.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895