Relações entre Colômbia e Venezuela devem ser restabelecidas nesta terça

Relações entre Colômbia e Venezuela devem ser restabelecidas nesta terça

Presidente da Colômbia conversou com Lula durante a noite de segunda-feira

AFP

Relações entre Colômbia e Venezuela devem ser restabelecidas nesta terça

publicidade

O novo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, informou nesta segunda-feira ao colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que seu país e a Venezuela restabelecerão relações "nas próximas horas", disse um porta-voz da presidência brasileira à AFP. As relações dos dois vizinhos estão rompidas desde 22 de julho.

Durante uma conversa por telefone, na noite desta segunda-feira, Santos não detalhou quando e onde ocorrerá o anúncio da retomada das relações. Ele aproveitou a ligação para confirmar a sua primeira visita ao Brasil como presidente da Colômbia. Ele chegará em 1º de setembro.

A informação sobre a retomada das relações ocorre horas antes da reunião entre Santos e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, prevista para a tarde de terça-feira, na cidade colombiana de Santa Marta. A Venezuela rompeu relações com Colômbia após o governo de Alvaro Uribe denunciar na Organização dos Estados Americanos (OEA) a presença de 1,5 mil guerrilheiros colombianos no território venezuelano.

No sábado, antes de participar da cerimônia de posse de Santos, o presidente Lula visitou Chávez em Caracas, quando discutiram a importância de se construir um cenário livre e sem conflitos na América do Sul. A ruptura entre Venezuela e Colômbia, há duas semanas, criou certa tensão entre Brasília e Bogotá após Lula opinar que seria preciso aguardar a posse de Santos para se encontrar uma solução. Uribe chegou a "deplorar" as declarações de Lula, mas o incidente foi superado com a viagem do presidente a Bogotá, na sexta passada.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895