Representante dos EUA na ONU afirma que não participará de reuniões ambientais

Representante dos EUA na ONU afirma que não participará de reuniões ambientais

Kelly Craft garantiu em audiência no Senado que declinará convites que debatam uso do carvão

AFP

Embaixadora é casada com magnata do carvão nos EUA

publicidade

Kelly Craft, escolhida pelo presidente Donald Trump para se tornar a embaixadora dos Estados Unidos junto à Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou nesta quarta-feira que não irá participar das conversações sobre carvão, base da fortuna de sua família. Em audiência no Senado para ser confirmada no cargo, Kelly Craft declarou que não participará pessoalmente das reuniões nas Nações Unidas que envolvam discussões sobre o carvão.

"Assumo o compromisso de que, quando o carvão for parte das conversações sobre a mudança climática na ONU, eu não participarei", relatou ela à senadora democrata Ed Markey, uma importante ambientalista. "Entendo que este é um problema que deve ser abordado. Também entendo que os combustíveis fósseis têm um papel importante na mudança climática".

Sobre a decisão de Trump de tirar os Estados Unidos do acordo climático de Paris, que cobre praticamente todos os demais países, Kelly afirmou: "Não temos que fazer parte de um acordo para sermos líderes".

Uma contribuinte republicana de longa data, Kelly é casada com o magnata do carvão Joe Craft, e atualmente atua como embaixadora no Canadá. A primeira representante de Trump nas Nações Unidas, Nikki Haley, deixou o cargo no final do ano passado. O presidente escolheu Heather Nauert, então porta-voz do departamento de Estado, para substituí-la, mas a indicação jamais ocorreu e a funcionária retirou sua candidatura.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895