Mundo

República Dominicana adia Cúpula das Américas por “situação da região”

Mobilização militar dos EUA no Caribe influenciou na decisão

Governo local consultou EUA sobre questão
Governo local consultou EUA sobre questão Foto : GoDominican / Divulgação CP

O governo da República Dominicana informou nesta segunda-feira (3) que a Cúpula das Américas prevista para dezembro será adiada para 2026 após uma “análise cuidadosa da situação da região”, abalada pela mobilização militar dos Estados Unidos no Caribe. As operações de combate ao tráfico de drogas nas quais os Estados Unidos realizaram ataques contra diversas embarcações no Caribe e no Pacífico, com saldo de pelo menos 65 mortes, têm gerado crescente tensão na América Latina, especialmente com Venezuela e Colômbia.

O evento, marcado originalmente para entre 1º e 6 de dezembro de 2025, será adiado para 2026 e serão reutilizados os recursos arrecadados para esta edição. “Todos os recursos investidos até a data servirão para o próximo ano, incluindo as reuniões hemisféricas programadas em nosso país”, acrescenta a nota.

Os organizadores farão novas consultas sobre uma data e indicaram que "ampliarão o diálogo” para incluir os novos governos “democraticamente eleitos que surjam”, depois que Venezuela, Cuba e Nicarágua foram excluídos desta edição e da anterior por serem considerados regimes ditatoriais.

Em meados de outubro, os governos de México e Colômbia anunciaram que não compareceriam à cúpula em Santo Domingo por desaprovarem essas três exclusões e, com isso, pelo menos cinco países estariam ausentes.