Mundo

Reservas de armas de destruição em massa da Líbia estão seguras, diz Pentágono

Regime de Kadhafi carecia de meios militares para lançar ataque com esses produtos, dizem especialistas

O Pentágono afirmou nesta quarta-feira que as reservas de armas químicas da Líbia estão "seguras", mas que um arsenal de centenas de mísseis de curto alcance continua sendo motivo de preocupação. Consultado sobre se os locais onde estão armazenadas as armas químicas eram seguros, incluindo cerca de 10 toneladas de gás mostarda, o porta-voz do Pentágono, Coronel Dave Lapan, disse "sim".

• Leia mais notícias sobre a crise na Líbia


Lapan não quis dar maiores detalhes. Disse apenas que não há planos para enviar tropas americanas para proteger os depósitos de armas químicas. Apesar de o regime de Muammar Kadhafi possuir gás mostarda, carecia de meios militares para lançar um ataque com esses produtos químicos, de acordo com especialistas em controle de armas.

Kadhafi aderiu à Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPCW) em 2004, depois de renunciar às armas de destruição em massa em dezembro de 2003, mas, mesmo assim, teve que eliminar 11,25 toneladas de gás mostarda quando começaram os protestos para tirá-lo do poder em fevereiro.








R7 Notícias

Crise na Líbia




Bookmark and Share